| by Renata Junqueira | in Saúde e Nutrição in Dicas da Nutri - Por Nathália Souza Lara

Dica da nutri: Por que devemos comer fibras?

Fibras

As fibras são estruturas que não conseguem ser digeridas pelo organismo humano. Como não são absorvidas, elas são eliminadas junto às fezes. Podem ser encontradas em frutas (maça, banana, melão), legumes (couve, cenoura, beterraba), leguminosas (feijão, soja, ervilha), oleaginosas (castanhas, nozes, avelã) e cereais integrais. As bactérias do intestino grosso produzem compostos por meio da fermentação das fibras que nutrem as células do intestino, mantendo assim a integridade intestinal e, por conseguinte, prevenindo a obstipação (intestino preso). Além disso, outras funcionalidades podem ser atribuídas ao consumo adequado de fibra, como o controle da glicemia, colesterol e diminuição do risco de desenvolvimento de doença cardiovascular. Portanto, inclua diariamente as fibras em sua alimentação. A recomendação é uma ingestão em torno de 25g.

Ah, e não se esqueça: busque sempre uma alimentação saudável e a prática de atividade física.

 


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Dra. Nathália Souza Lara Dra. Nathália Souza Lara é Nutricionista Esportiva Funcional e Mestre em Ciência dos Alimentos pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) - CRN9-15586

Fone: (35) 99802-8547

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Quem sou eu

Renata Junqueira é carioca, mineira de coração, geminiana, apaixonada pela família, culinária, viagem e decoração.

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