| by Renata Junqueira | in Receitas Tradicionais in Lanches

Bolo na Brasa (de churrasqueira)

Boa dia, queridos, tudo ótimo?

Ontem, aprendi com a minha sogra uma receita que desde os tempos meu blog Uma Carioca na Roça eu queria fazer e postar: BOLO NA BRASA!

Pra falar a verdade, achei que ele fosse um bicho de sete cabeças, mas é bem fácil de fazer e muito rápido de assar. Além disso, é delicioso.

Minha sogra me contou que os "antigos" sempre faziam o bolo desse jeito para aproveitar a brasa do fogão à lenha. Improvisamos e fizemos na churrasqueira. Ficou divino! Olhem só:

1

 

BOLO NA BRASA (DE CHURRASQUEIRA)

INGREDIENTES

4 ovos em temperatura ambiente

2 xícaras (de chá) de açúcar

3 colheres (de sopa) de manteiga

2 xícaras (de chá) de farinha de trigo

1 xícara (de chá) de leite

1 colher (de sopa) de fermento químico em pó

MODO DE FAZER

Na churrasqueira, acenda o fogo com antecedência para queimar o carvão e formar a brasa.

Na batedeira, bata as claras em neve. Reserve. Em seguida, também na batedeira, bata muito bem as gemas com o açúcar e a manteiga. Junte aos poucos a farinha de trigo, intercalando com o leite. Misture o fermento e as claras batidas em neve, delicadamente. Coloque essa mistura em uma caçarola grande e muito bem untada com óleo. Leve a caçarola para a churrasqueira e cubra com uma assadeira velha e grande (a assadeira tem que tampar toda a caçarola). Com cuidado, coloque bastante brasa em toda assadeira. De vez em quando, com a ajuda de um pano grosso ou luva própria, levante a assadeira e veja se o meio do bolo está mais dourado. Se positivo, disponha a brasa em círculo, ou seja, deixe o miolo da assadeira sem brasa. Assim, seu bolo assará por igual. Depois de 20 minutos, aproximadamente, ou quando o bolo já estiver assado e bronzeado, retire a caçarola da churrasqueira. Deixe esfriar para desenformá-lo ou parti-lo na própria caçarola.

Caçarola na churrasqueira tampada com assadeira cheia de brasa
Caçarola na churrasqueira tampada com assadeira cheia de brasa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Bolo assado no fogão à lenha (foto retirada da internet). Reparem que a brasa foi disposta em círculo para o bolo assar por igual e não somente no meio.
Bolo assado no fogão à lenha (foto retirada da internet). Reparem que a brasa foi disposta em círculo para o bolo assar por igual e não somente no meio.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Espero que vocês tenham gostado da receita de hoje que, para muitos (como meu marido), tem gostinho da infância. Adorei aprender!

Besos!

Receita de Bolo na Brasa receita de bolo da fazenda bolo à moda antiga receita da vovó bolo da vovó Blog da Renata Junqueira receita tradicional de bolo como os antigos faziam bolo
Compartilhe:
Veja também:
LEAVE A REPLY:
Pesquise no site
Categorias

Selecione

Quem sou eu

Renata Junqueira é carioca, mineira de coração, geminiana, apaixonada pela família, culinária, viagem e decoração.

Curta minha Fanpage

Inscreva-se
em nosso canal.

Um ponto de encontro para quem curte moda, make, decoração e umas coisinhas a mais!

Depoimentos
Fãs e Amigos



"Parabéns Renata Junqueira, e que venham muitas realizações! Eu tenho muito orgulho de você, minha sobrinha! Beijos"”

Elza Araújo