| by Renata Junqueira | in Saúde e Nutrição in Treino Feminino - Por Kenia Silva

Alongamento x Flexibilidade

Oi, gente, vamos estrear a nossa coluna falando sobre a diferença entre alongamento e flexionamento?

Existe uma polêmica sobre o assunto: algumas pessoas acreditam que o alongamento de 10 a 20 segundos não serve para nada e não garante ganho de flexibilidade. Isso não é verdade!

O alongamento é a técnica utilizada com o intuito de alongar os músculos e desenvolver a flexibilidade sim. Porém, vamos deixar um ponto bem claro: alongamento é uma coisa e treino de flexibilidade é outra.

Segundo os ensinamentos de um dos (três) melhores pesquisadores de Educação Física do Brasil, Estélio Henrique Martins Dantas (2005), o alongamento é a forma de atividade que tem como objetivo manter os níveis de flexibilidade obtidos através da realização de movimentos com amplitudes normais, sem restrições físicas e com menor gasto energético, ao passo que o flexionamento demanda alta intensidade de execução de movimentos, proporcionando, dessa forma, uma maior mobilidade articular.

Ainda confusa? Pense assim, então: sabe aquela dorzinha que sentimos ao ultrapassar o limite da articulação? Pois é, ela caracteria o início do treinamento para flexibilidade, e não mais como alongamento (Dantas, 2005).   

É uma pena que, por falta de informação adequada (até pelo fato de existirem poucos livros acadêmicos sobre o tema), muitas pessoas ainda alimentem dúvidas a respeito do assunto. Pior, acabam escutando diversos tipos de opiniões e construindo mitos que nada colaboram para um treino eficaz. É por isso que, muitas vezes, escuto das alunas iniciantes: "ah, professora, se eu alongar antes do treino não perderei força?"

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A resposta é "não, você não perderá força se alongar! "

Dantas (2005) deu o seguinte exemplo: "se um arremessador de dardo fizer um correto alongamento da musculatura envolvida no movimento, na hora da performance toda a energia das contrações musculares será aplicada sobre o dardo". Assim, se você alongar corretamente antes do seu treino, sua performance será aumentada e não diminuída. E isso também ocorre na musculação.

Mas existe uma coisa muito importante que quero frisar aqui: não é qualquer alongamento que se deve fazer! Para ter resultado positivo, eficaz, o alongamento tem que ser específico para cada modalidade de treino.

Então, quando você faz um treino de musculação, você estará alongando as partes principais dos músculos que serão atingidos por essa modalidade (musculação), evitando lesões.

Mas, então, quando usar alongamento e quando usar flexionamento?

Caberá ao seu treinador (professor) saber o momento de usar um e outro. O alongamento em si não terá contraindicações. Ele pode e deve ser realizado sem aquecimento para atingir estruturas plásticas que, quando aquecidas, perdem essa característica.

Desta forma, o alongamento é mais interessante ANTES da atividade física por preparar o sistema, melhorando as condições físicas para a execução da performance.

Porém, se o objetivo é ganhar mais amplitude nos movimentos, deixando o corpo mais flexível, é necessário um trabalho mais intenso e de maior duração dos alongamentos. É o que chamamos de flexionamento que, ao contrário do alongamento, não pode ser realizado sem aquecimento já que as articulações são forçadas até o seu limite máximo, apresentando risco de distensão e estiramento muscular.

É por isso que, quando se trata de flexionamento, deve-se ter mais cautela, uma vez que pode ser lesivo se realizado de forma errada.

Outra coisa: flexionamento NÃO é realizado antes ou depois do treino de intensidade!

Veja o quer diz Tubino (1979) a respeito disso: "deve-se evitar a aplicação logo após as sessões de musculação, que impliquem em estiramentos musculares fortes, pois haverá um grande risco de tensões nas fibras musculares".

Assim, como se observa, alongamento e flexionamento são bem diferentes, mas ambos precisam ser encarados com muita seriedade pelos acadêmicos em Educação Física, que devem possuir o máximo de conhecimento possível, a fim levar informação de qualidade a todos e evitar lesões em seus alunos.

Até +


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Kenia Silva Kenia Silva é professora de Educação Física, pós graduada em Personal Treiner, especializada no Curso B.O.P.E online. É proprietária do Stúdio Espaço Fitness, onde não prioriza a quantidade de alunos, mas a qualidade dos treinos.


Stúdio Espaço Fitness - Rua Bráulio Pinto Vilela, nº 336 A. Bairro Jardim América

Fone: (35) 99942-0258

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Renata Junqueira é carioca, mineira de coração, geminiana, apaixonada pela família, culinária, viagem e decoração.

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