| by Renata Junqueira | in Dicas in Etiqueta

Etiqueta à Mesa - Parte I (Importância e Como Usar o Guardanapo)

Bom dia, gente, tudo bem?

Quem já se sentiu amedrontado ao ser convidado para um jantar ou um almoço de negócio e se deparou com uma mesa cheia de talheres, pratos e taças? Dá uma vontade de sair correndo, né mesmo?

Então, para que vocês não se sintam mais inseguros nessas ocasiões, que muitas vezes são inevitáveis, resolvi fazer um post, aliás, vários posts sobre ETIQUETA À MESA.

Para começar, imaginemos que vocês foram convidados para um almoço de negócios ou um jantar na casa do seu chefe. Recusar o convite, nem pensar, até porque você quer muito aquela tão esperada promoção e acha que a oportunidade é propícia para mostrar suas qualidades.

1

A primeira coisa que vocês devem se preocupar é com a escolha certa da roupa. Visualizem a cena de um jantar formal e vocês chegando de short! Não dá, né? Se informar com antecedência se a ocasião é informal ou formal é um cuidado necessário, e a escolha da roupa adequada da roupa indica respeito e educação.

Outra coisa que é fundamental: NUNCA SE ATRASE; é muito feio!

Pois bem, logo após serem recepcionados pelos anfitriões, vocês enxergam uma mesa enooooorme com vários pratos, talheres e taças (isso tudo só para uma pessoa). É aí que a oportunidade de serem promovidos pode escoar pelo ralo, caso vocês se sintam amedrontados e saiam correndo dali. Por isso, não é frescura ter a mínima noção de Etiqueta à Mesa, já que um dia, querendo ou não, vocês podem precisar dela.

1

USANDO O GUARDANAPO

Ao sentarem, mantenham a coluna ereta, sem grudá-la no encosto da cadeira. Além disso, deixe sua barrida a um palmo de distância da mesa, mais ou menos.

A primeira providência é desdobrar o guardanapo de tecido, que estará em cima do prato ou ao lado esquerdo dele.

Muitas vezes encontramos guardanapo de papel dentro do de tecido. O objetivo é poupar o guardanapo de tecido das manchas de batom. Ao ser usado, o guardanapo de papel deve ser dobrado e colocado do lado esquerdo do prato, tomando o cuidado para não deixar a parte suja à mostra.

Já o guardanapo de tecido deve ser colocado no colo (nem pensar em usá-lo como babador!). Desdobre-o e, se ele for pequeno, coloque-o inteiro no seu colo. Se for grande, dobre-o no meio, coloque-o no colo com a abertura virada pra vocês:

1

Sempre que se levantarem durante a refeição, peçam licença e coloquem o guardanapo de tecido na mesa, sempre do lado esquerdo do prato (e não na cadeira). Ao voltarem, retornem o guardanapo sobre as pernas.

O guardanapo de tecido também será usado sempre que vocês forem beber alguma coisa, a fim de não deixar o copo ou taça gordurosa. Após beberem a água ou vinho, por exemplo, voltem a usá-lo antes de reiniciar a refeição.

Concluída a refeição, deixem o guardanapo na mesa, sem dobrá-lo, à esquerda do prato.

Gostaram do post de hoje? Espero que sim, porque ele foi pensado com muito carinho para vocês. Pena que o tema é tão vasto que, para não ficar cansativo, decidi abordá-lo em partes. Até a próxima!

Etiqueta à mesa blog da Renata Junqueira como usar o guardanapo
Compartilhe:
Veja também:
LEAVE A REPLY:
Pesquise no site
Parceiros
Categorias

Selecione

Quem sou eu

Renata Junqueira é carioca, mineira de coração, geminiana, apaixonada pela família, culinária, viagem e decoração.

Curta minha Fanpage

Inscreva-se
em nosso canal.

Um ponto de encontro para quem curte moda, make, decoração e umas coisinhas a mais!

Depoimentos
Fãs e Amigos



"Parabéns amiga... você merece o melhor!!!"”

Leiliane Antunes