| by Renata Junqueira | in Receitas Tradicionais in Refeição

Carne na Lata Descomplicada (Carne de Porco na Gordura)

Oi, gente, tudo bem? Vocês me pediram e hoje vou ensinar a fazer carne na lata de um jeito menos complicado. Isso mesmo: reduzi a receita da sua vó (que faz tudo "no olho", sem medida) para facilitar a sua vida! Agora, você pode fazer a quantidade de carne que quiser. Não é o máximo?!

Então, anota a receita e depois me conta como ficou, tá?

1

 

CARNE NA LATA / CARNE DE PORCO NA GORDURA

INGREDIENTES

1 kg de carne de porco (mão, pernil, lombo...)

1 kg de banha de porco ou toucinho moído (parte mais gorda)

1 colher (de sopa) não muito cheia de sal

10 dentes grandes de alho amassados

MODO DE FAZER

Na véspera do preparo, tempere a carne com sal e alho. 

No dia seguinte, despeje a carne em uma panela grande (não precisa por óleo) e, em fogo brando, deixe-a cozinhar em sua própria água (a carne soltará água). Se você perceber que, reduzida a água, a carne ainda está crua, pingue água fervente até a mesma cozinhar e dourar.  

Enquanto isso, em outra panela grande, coloque a banha para derreter, mexendo de vez em quando. Quando a banha estiver totalmente derretida e os pedaços de toucinho dourados, pegue uma peneira grande e, por cima de uma lata grande, coe (com cuidado para não se queimar) os pedaços de toucinho. Reserve a banha na lata e descarte os pedaços de toucinho (porque você não vai utilizá-los nesta receita).

Quando a carne estiver cozida e dourada, despeje um pouco de banha (já coada na lata) na carne e deixe-a fritar até o óleo não ter mais água. Para verificar isso, você pingará de vez em quando um pouco de óleo na chama do fogão. Se o fogo subir, chiar e mudar de cor, é porque ainda existe água no óleo, o que mofará a sua carne em poucos dias. Somente pare de fritar a cerne quando tiver certeza que não há mais água no óleo.

Com uma escumadeira, transfira a carne para uma lata e cubra-a com a banha reservada ou coloque a carne diretamente na lata da banha.

DICA 1: Se a quantidade de banha for muito maior que a da carne, você poderá separar um pouco de banha em outra lata menor e utilizá-la para refogar feijão ou no preparo do alimento que desejar, uma vez que a banha de porco, embora seja gordura saturada, não é processada, sendo a queridinha da vez de muitos nutricionistas e nutrólogos se comparada aos óleos de soja, milho, canola...

DICA 2: Caso você mescle pedaços com osso e sem osso, separe a carne em duas latas (uma para carne de porco com osso e outra para carne de porco com osso) para consumir, primeiramente, a que tem osso, pois esta tende a perder mais rapidamente que a carne sem osso.

DICA 3: Você vai acondicionar a carne na lata dentro ou fora da geladeira, mas sempre tomando o cuidado de deixar a carne coberta com a banha, para que não mofe. 

DICA 4: Para evitar que sua carne não mofe, tenha também o cuidado de sempre retirar a carne da lata com uma colher limpa e seca.

DICA 5: Para esquentar os pedaços de carne, transfira os pedaços que desejar com um pouco de banha, coloque em uma panela e pingue um pouco de água. Assim, você esquentará a carne por igual e não somente a parte externa dela. Descarte esse óleo com água e hipótese alguma transfira-o para a lata, pois ele, contendo água, mofará toda a carne contida na lata.

Gostaram da receita (tradicional mineira) de hoje? Deixe seu comentário e sugestões.

Besos!

Aprenda a fazer carne na lata de um jeito fácil aprenda a fazer carne de porco na gordura de um jeito fácil Blog da Renata Junqueira Renata Junqueira ensina a fazer carne de porco na lata de um jeito descomplicado Receita Tradicional Mineira Receita da Vovó Receita da Fazenda Receita Carne de Porco na Gordura com Detalhes e Dicas Tira-gosto de boteco Comida de Boteco
Compartilhe:
Veja também:
LEAVE A REPLY:
Pesquise no site
Categorias

Selecione

Quem sou eu

Renata Junqueira é carioca, mineira de coração, geminiana, apaixonada pela família, culinária, viagem e decoração.

Curta minha Fanpage

Inscreva-se
em nosso canal.

Um ponto de encontro para quem curte moda, make, decoração e umas coisinhas a mais!

Depoimentos
Fãs e Amigos



"Parabéns amiga... você merece o melhor!!!"”

Leiliane Antunes