| by Renata Junqueira | in Dicas in Turismo, Pousadas, Bares e Restaurantes

Conheça o MUARI - Museu de Arqueologia Indígena Antônio Adauto Leite

Oi, gente, tudo bem?

Vocês sabiam que 18 de maio é o Dia Internacional de Museus? Para comemorar essa data tão importante, o Ibram - Instituto Brasileiro de Museus - promove todos os anos a Semana Nacional de Museus.

A 1ª Semana Nacional de Museu ocorreu em 2003, com 57 museus inscritos e 207 eventos. Este ano, a  temporada cultural, que está na 16ª edição, conta com mais de 1,1 mil participantes e 3,2 mil eventos em 489 cidades de 26 estados.

Com o tema "Museus Hiperconectados", a celebração de 2018 em Carmo do Rio Claro teve início em 14 de maio e terminará sexta-feira, dia "18".

Neste período, o MUARI - Museu de Arqueologia Indígena Antônio Adauto Leite - receberá alunos de várias escolas da região para assistirem vídeos e palestras sobre o tema. Mas, independente desse evento, o museu está aberto à visitação pública e vale muito a pena conhecê-lo.

1

 

Localizado na Praça Dona Maria Goulart, 29, no Centro de Carmo do Rio Claro, o MUARI dispõe de grande quantidade de artefatos como pontas de flecha lascada em cristal de quartzo,  vasilhames de cerâmica e de pedras, algumas utilizadas para enterrar os mortos, conhecidas como Urnas Funerárias (Igaçaba), machadinhas, bem como muitos outros itens.

1

Ao fundo, exposição do fotógrafo carmelitano e indigenista, Renato Soares 

 

1

 

1

Fotografia: Renato Soares

 

1

Urnas funerárias (Igaçaba) com ossada original

 

1

 

1

 

1

 

1

 

Tive o prazer de visitar o museu ontem pela manhã, quando a coordenadora, Suzana de Araújo Leite Hervas, explicou-me que em Carmo do Rio Claro existem mais de cem sítios arqueológicos (espaços ocupados por culturas passadas), cuja maioria foi submersa quando da criação da represa de Furnas. À medida em que o nível das águas baixava, as peças iam sendo encontradas.

1

 

1

 

1

 

1

 

1

 

 
1

 

Segundo Suzana, o acervo do museu foi adquirido desde a década de 70 pelo seu pai, o Sr. Antônio Adauto Leite.

"Minha avó tinha somente de três a seis machadinhas de pedra indígenas, aproximadamente. Foi o meu pai quem começou, de fato, a colecionar as inúmeras peças pertencentes ao museu, hoje contabilizadas em mais de 3 mil. Por mais que nossa família e outras pessoas tenham contribuído para formar esse valoroso acervo, foi meu pai o grande responsável por colecionar e abrigar tamanha riqueza arqueológica", contou-me Suzana emocionada.

Não é pra menos: as peças indígenas que antes eram abrigadas por Antônio Adauto na propriedade rural de sua família (Fazenda Panorama), atualmente formam o maior museu indígena da América Latina e é patrimônio cultural de Carmo do Rio Claro. Portanto, motivo de nosso orgulho.

1

 

1

 

1

 

1

 

Com 49 anos de existência, o "Museu do Índio", como é carinhosamente conhecido, recebe inúmeros visitantes - carmelitanos, turistas, alunos e pesquisadores -, carregando, merecidamente, o nome desse grande homem: Antônio Adauto Leite.

Antônio Adauto Leite

Antônio Adauto Leite, hoje com 90 anos de idade

 

Gostaram do passeio de hoje? Venham conhecer Carmo do Rio Claro com a gente!

ME LEVE TURISMO (TETÊ LEMOS) - (35) 98843-4451 (Tim) / (35) 99958-7314 (Vivo)
@meleveturismo


1

 

 

 

Pça. Maria Goulart, 29 – Centro. Carmo do Rio Claro

Telefone: (35) 3561-2020

Horários de visitação (gratuita):

2ª feira – 13h às 17h
3ª a 6ª feira – 8h às 11h30 / 13h às 17h
Sábado: 9h às 13h
Domingo: com agendamento

MUARI Tudo sobre o Museu do Índio de Carmo do Rio Claro Conheça o Museu de Arqueologia Indígena Antônio Adauto Leite a Verdadeira História sobre o Museu contada por Suzana de Araújo Leite Hervas Me Leve Turismo Blog da Renata Junqueira Renata te Leva Museu Indígena Riqueza Arquelógica América Latina
Compartilhe:
Veja também:
LEAVE A REPLY:
Pesquise no site
Parceiros
Categorias

Selecione

Quem sou eu

Renata Junqueira é carioca, mineira de coração, geminiana, apaixonada pela família, culinária, viagem e decoração.

Curta minha Fanpage

Inscreva-se
em nosso canal.

Um ponto de encontro para quem curte moda, make, decoração e umas coisinhas a mais!

Depoimentos
Fãs e Amigos




"Sucesso minha filha! Você é uma daquelas pessoas que sabe fazer a diferença".”

Luzinette da Silva Junqueira (Mãe)