| by Renata Junqueira | in Receitas Fit/Funcionais in Lanches

(Mini) Pizza de Batata-Doce

1

Oi, gente, tudo bem? Hoje vou postar uma receita de pizza que promete não comprometer a consciência de ninguém: PIZZA DE BATATA DOCE

Isso mesmo: você se delicia sem culpa; olha que máximo! Isto porque, de acordo com a minha nutri, Dra. Nathália Lara, a batata-doce é mais nutritiva que do que as outras batatas. Além disso, ela possui carboidratos de baixo índice glicêmico, ou seja, o carboidrato da batata doce chega mais devagar no sangue. Assim, a insulina vai sendo liberada aos poucos, o que é ótimo para o nosso organismo.

A massa dessa pizza também leva aveia, cereal de alto valor nutricional. Segundo Dra. Nathália, o consumo de aveia auxilia no controle da diabates e do colesterol. Já a linhaça, também presente na massa, é um alimento rico em ômega-3 (anti-inflamatório muito importante), lignana (importante no período da menopausa, porque imita o hormônio feminino).

O recheio da nossa pizza leva ricota, que é um alimento rico em vitaminas e minerais, com baixo teor de gordura. Já o brócolis é rico em fibras e, por isso, auxilia no funcionamento do intestino, assim como a aveia e a linhaça. É também é muito rico em cálcio, além de conter Ferro, vitamina A e outros nutrientes. O tomate também tem antioxidantes. A cebola é rica em inulina, fibra que auxilia na manutenção do micro-organismos benéficos do nosso corpo. Já ouviram falar em pré-biótico? Então, essa fibra (inulina) é um pré-biótico. Isso significa dizer que ela é como se fosse a “comidinha” dos micro-organismos benéficos do nosso corpo, super importantes para a manutenção da nossa saúde. Por fim, o recheio leva orégano, um alimento antioxidante, riquíssimo!

Então, se é verdade que tudo acaba em pizza, que seja a de batata doce, pelo menos. Bom apetite!

#DICADANUTRI

O ideal é comprar a semente de linhaça e triturá-la em casa, pois o nosso organismo não consegue digerir sua casquinha. Comprar a linhaça já triturada não é muito recomendado, pois as embalagens claras em que são acondicionadas são responsáveis por oxidar o ômega-3, perdendo seus benefícios.


(MINI) PIZZA DE BATATA-DOCE

INGREDIENTES

1 batata-doce média cozida e amassada
25 g de ricota (ralada no ralo grosso)
3 flores pequenas (com o talo) de brócolis cozidas no vapor e picadas
2 colheres (de sopa) de aveia em flocos
1 colher (de sopa) de semente de linhaça
1/2 tomate cortado em rodelas
1/2 cebola cortada em rodelas
1 colher (de sobremesa) de orégano desidratado
Sal a gosto

MODO DE PREPARO

Lave bem a batata, o tomate e as flores de brócolis. Em seguida, cozinhe a batata com a casca somente em água. Reserve. Preaqueça o forno em temperatura média. Retire a pele da batata doce, amasse-a com um garfo; acrescente aveia e linhaça e misture bem. Com a ajuda de uma colher, espalhe a massa na forma de minipizza ou de bolo pequeno (15 a 20 cm de diâmetro) e leve ao forno para assar por 10 minutos. Retire do forno e espalhe os ingredientes em cima da massa: ricota ralada (ou cottage, queijo Minas frescal), brócolis picados, tomate e cebola e salpique orégano e sal. Leve a pizza para assar por mais 15 minutos.

DICA 1: Você pode regar azeite na hora de servi-la.

DICA 2: Caso prefira, substitua o brócolis pela rúcula e/ou pela cenoura ralada.

Blog Da Renata Junqueira Fit Fitness Pizza Pizza De Batata Doce Pizza Funcional Pizza Saudável Projeto Renata Junqueira Receita Fit Receitas Fit Receitas Funcionais Renata Junqueira Vida Saudável
Compartilhe:
Veja também:
LEAVE A REPLY:
Pesquise no site
Categorias

Selecione

Quem sou eu

Renata Junqueira é carioca, mineira de coração, geminiana, apaixonada pela família, culinária, viagem e decoração.

Curta minha Fanpage

Inscreva-se
em nosso canal.

Um ponto de encontro para quem curte moda, make, decoração e umas coisinhas a mais!

Depoimentos
Fãs e Amigos




"Sucesso minha filha! Você é uma daquelas pessoas que sabe fazer a diferença".”

Luzinette da Silva Junqueira (Mãe)