| by Renata Junqueira | in Saúde e Nutrição in Saúde e Bem Estar

Manteiga ou Margarina?

Manteiga Ou Margarina?
Manteiga Ou Margarina?

Oi, gente, tudo bem? Toda semana vou tentar postar, pelo menos, uma dica de um nutri ou médico conceituado sobre alguns temas que julgo importantes. Afinal, com saúde não se brinca NUNCA!!! E este blog tem o compromisso de te oferecer informação de qualidade e sugestões de receitas para que você viva mais e melhor.

Vejo muita gente de dieta consumindo margarina light em vez de manteiga, achando que está fazendo um bem danado para a sua saúde. Será? Veja o excelente post do Dr. Lomário Fonsêca, nutricionista esportivo e funcional da Clínica Sorrentino, sobre o assunto e tire suas próprias conclusões a respeito:

“A minha vida inteira eu cresci escutando que a manteiga era causadora de infarto/AVC e que deveríamos trocar imediatamente por margarina, pois esta seria a melhor opção e a mais saudável para passar no pãozinho de cada dia, por exemplo. Estava ENGANADO!! 

Este foi um dos maiores erros da indústria! Criar um produto cuja base é formada por uma mistura de ingredientes adulterados (como óleos vegetais que sofreram um processo de hidrogenação) e ingredientes artificiais nocivos à saúde como o BHT (substância cancerígena proibida em diversos países), ácido sulfúrico, soda cáustica, ácido benzoico, aromatizantes e estabilizantes. Resultado: um produto que não estraga nas prateleiras, com textura firme, que não rança, não pega fungos, não é ataca por insetos ou roedores, enfim, não é um alimento!!

E não para por aí. O processo de hidrogenação dos óleos forma isômeros trans dos ácidos insaturados. A famosa gordura trans, conhecida por reduzir o bom colesterol (HDL) e elevar o mau colesterol (LDL). Ou seja, quer motivo maior para eliminar de vez este produto da sua vida? Não existe “margarina amiga do coração”; todas fazem mal. Seu consumo triplica risco de doença cardíaca coronária, aumenta o risco de cancro, reduz a qualidade do leite materno, diminui a resposta imunológica e diminui a resposta à insulina.

Em contrapartida, temos à disposição a manteiga. Um alimento incomparavelmente superior à margarina e aos óleos vegetais industrializados. Pesquisas já demonstram isso há muito tempo. Já temos evidências suficientes de que trocar a velha manteiga pela margarina é uma decisão nutricional que prejudica a saúde e a vida. Infelizmente, hoje em dia, com os interesses comerciais de grandes corporações este fato não é de conhecimento comum da população, exceto talvez para nossos avós ou bisavós. A margarina está disponível para consumo há menos de um século e obviamente não estamos geneticamente adaptados a consumir tal alimento.

Ao escolher sua manteiga, opte pela Ghee clarificada e sem lactose, a melhor opção!”

Referência:

https://www.instagram.com/p/BGDsFthhQYZ/?taken-by=nutrilomariofonseca 

Blog Da Renata Junqueira Existe Margarina Boa Para O Coração? Margarina Ou Manteiga
Compartilhe:
Veja também:
LEAVE A REPLY:
Pesquise no site
Parceiros
Categorias

Selecione

Quem sou eu

Renata Junqueira é carioca, mineira de coração, geminiana, apaixonada pela família, culinária, viagem e decoração.

Curta minha Fanpage

Inscreva-se
em nosso canal.

Um ponto de encontro para quem curte moda, make, decoração e umas coisinhas a mais!

Depoimentos
Fãs e Amigos



"Parabéns amiga... você merece o melhor!!!"”

Leiliane Antunes